Dicas e Curiosidades



O nome Saquarema originou-se pela forma como os índios da tribo Tamoios denominavam o local onde moravam, SOCOA-Y-REMA que significa "lago sem conchas", na língua indígena.


No final do século XVII a freguesia de Saquarema obteve a categoria de Vila, desmembrando-se de Cabo Frio. No entanto, ordens governamentais fizeram com que dezoito anos depois, ela retornasse à categoria de Freguesia, com a denominação de Vila de Araruama. Protestos dos habitantes de Saquarema junto às autoridades competentes fizeram com que ela fosse reintegrada na categoria de Vila, em 29 de janeiro de 1861.


Fato interessante difundido pelos antigos pescadores locais relata que por volta da década de 20 do século XIX, a igreja estava em péssimas condições de conservação, o que levou à construção de novo templo. Tentaram construí-lo em outro lugar, porém a imagem da Santa teimava em reaparecer no local original, o que determinou a construção da Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazareth no mesmo local, ou seja, no promontório à beira mar.