Trilhas

Em Saquarema encontramos trilhas de diversos níveis. Leves, médias e de difícil acesso, elas estão presentes nas montanhas que circundam a cidade. Abaixo estão listadas todas as trilhas disponíveis. Escolha a(s) do seu agrado e boa caminhada.





Trilha da Área de Proteção Ambiental de Massambaba


Trilha de nível leve. Caminhada de aproximadamente 20 minutos e que atravessa a reserva de um lado a outro. Contato direto com vegetação de mata atlântica em estado de plena preservação, possibilitando filmagens e fotos.

 
 

Trilha da Lagoa Vermelha


A Lagoa Vermelha, localizada no distrito de Vilatur, possui ao seu redor uma trilha de nível leve numa área próxima ao mar, cercada de vegetação de restinga bastante variada. Nessa trilha, o caminhante gasta cerca de duas horas, incluindo aí uma visita à salina, existente no limite com a Lagoa de Araruama.

 
 

Trilha do Alto Tinguí / Cachoeira do Tinguí


Adrenalina pura. Trilha de nível médio, extensão da trilha do Lago de Água Mineral. Pouco antes de chegar ao Lago, pegar uma nova trilha e caminhar por mais três km até à queda d'água do Tinguí. O esforço é recompensado, pois no alto da serra a vista é deslumbrante.

 
 

Trilha do Hotel Serra Castelhana


Trilha de nível leve, localizada nas dependências do hotel. É uma caminhada tranqüila, de curta duração, para ser realizada por pessoas de qualquer idade.

 
 

Trilha do Lago de Água Mineral


Trilha de nível pesado. Ela começa em Sampaio Corrêa e até o Lago de Água Mineral são cerca de 8 km de trilha, muito íngreme, com vários despenhadeiros. Não recomendada para bicicletas em virtude do seu alto grau de dificuldade. Do alto da trilha, tem-se a vista do mar, das lagoas, de Sampaio Corrêa, Jaconé e Saquarema. O Lago possui águas com propriedades minerais.

 
 

Trilha dos Goonies


Percurso de aproximadamente 2 horas, toda em aclive e com trechos de nível de dificuldade acentuada. A caminhada tem todo o seu trajeto em meio à vegetação de Mata Atlântica. Tem um dos visuais mais lindos do município, sendo o passeio propício para a prática de fotografias e filmagens, aproveitando a rica flora e a bela visão do céu, lagoas, mar, montanhas de Saquarema e Araruama.